6 dicas para organizar a cozinha no regresso às aulas

Um regresso às aulas tranquilo? A solução é organizar a cozinha de forma funcional e à prova de miúdos. Confira as nossas dicas e retome as rotinas sem stress.


Para um regresso às aulas feliz, comece por organizar a cozinha. Ter tudo arrumado e funcional nesta divisão central da casa é a melhor motivação para encarar o último trimestre do ano com otimismo e serenidade. Após as férias, período em que os dias são mais leves e descontraídos, o retomar dos compromissos laborais e escolares pode ser penoso. E se as crianças forem pequenas, o desafio torna-se ainda maior.  

Mas calma! Com as nossas dicas de arrumação e organização, ter a cozinha pronta e preparada para os dias agitados que se aproximam é fácil. Depois de ler os nossos conselhos, basta dispensar algumas horas a esta tarefa e, claro, munir-se de alguns acessórios e utensílios que irão facilitar muito a sua vida.

 

Organizar a cozinha: 6 dicas que vão fazer a diferença

 

1. Limpar e destralhar

Ao planear organizar a cozinha, defina como primeiro passo uma limpeza profunda, que irá ajudar a identificar o que está a mais. Ao longo do tempo, vão-se acumulando na cozinha — talvez a divisão da casa mais utilizada por todos os membros da família — uma série de coisas perfeitamente dispensáveis, desde recados da escola desatualizados a ingredientes fora de prazo.

Separe os artigos a descartar de forma a poder encaminhá-los para a reciclagem e analise se necessita de todos os eletrodomésticos e utensílios que tem e nunca usa: porque não vendê-los numa plataforma digital de interações comerciais? Ao libertar espaço na cozinha, irá tornar a limpeza diária - com a ajuda deste prático kit - ainda mais fácil e rápida.

Veja > Conjunto de Limpeza grande ProfiMATE

 

2. Guardar os alimentos em caixas transparentes

Frascos e caixas transparentes são os melhores aliados de uma cozinha apelativa e funcional. Este tipo de recipientes, para além de mostrarem qual o produto que contêm, também oferecem uma noção da quantidade disponível desse mesmo produto. Fazer a lista de compras torna-se assim uma tarefa mais fácil e quase intuitiva.

Ainda que possa reutilizar frascos e outras embalagens transparentes, por vezes estes não têm as dimensões mais adequadas, pelo que dispor na sua cozinha de um conjunto alargado de frascos e caixas próprias para cozinha é um investimento a ter em conta. Os frascos Vitamino, a  linha AirStop e a linha FreshBOX oferecem um vasto conjunto de opções para guardar e conservar os alimentos — secos, líquidos ou cozinhados —, de forma prática e saudável.

 

Veja > Caixa AIRSTOP 2,0 L

Veja > Caixa FRESHBOX 0,4 L quadrada

Veja > Frasco para azeite Vitamino

 

3. Etiquetar os recipientes

Utilizar recipientes transparentes ajuda muito na hora de cozinhar e organizar a cozinha, sobretudo em alturas de maior agitação como é o regresso às aulas. No entanto, também é verdade que há ingredientes de aspeto semelhante que se podem confundir, como as farinhas. Além disso, saber qual o prazo de validade de cada produto é essencial para um consumo seguro e sustentável.

A solução? Etiquetar os frascos e as caixas. A forma mais simples e económica de o fazer é utilizar fita-cola larga de pintor, que se corta até com as mãos e não deixa marcas, e escrever sobre aquela, com um marcador, o nome do produto e a data de validade ou a data da compra.

Precisa de entreter os mais novos? Peça-lhes ajuda para escrever e colar as etiquetas: envolvê-los nestas pequenas tarefas deixa-os orgulhosos e mais sensibilizados para manterem a cozinha sempre arrumada!


 

4. Ordenar os produtos pela data de validade

Se gosta de aproveitar descontos e promoções para acumular stock de alguns produtos, não se esqueça de colocar sempre os mais antigos à frente, para serem consumidos primeiro. Esta dica é válida tanto para artigos de despensa, como para iogurtes e outros alimentos que se conservam no frigorífico.

E por falar em frigorífico, lembre-se de que é igualmente importante limpá-lo, arrumá-lo e organizá-lo, para que após as férias tudo na cozinha esteja funcional e a postos para o novo ano letivo. Para ajudar nesta missão, conte com a ajuda das caixas PURITY, disponíveis em vários tamanhos e formatos para acomodar os mais diversos ingredientes no frio, como queijo ou ovos.

Já agora, chamamos ainda a atenção para o seu congelador ou arca frigorífica: este item fundamental da sua cozinha merece também ser limpo e organizado, pois uma cozinha bem fornecida de ingredientes e refeições congeladas é essencial para responder aos desafios dos dias cheios de afazeres que se aproximam. A linha de congelação PURITY e este criativo dispensador de ervas congeladas, são ótimas adições para o congelador.

 

Veja > Caixa saudável para frigorífico PURITY, 10 ovos

Veja > Caixas saudáveis para congelador PURITY 1,5 L, 3 unidades

Veja > Dispensador de ervas aromáticas congeladas HANDY


 

5. Arrumar loiças e utensílios por frequência de utilização

Na sequência da dica anterior, é importante que neste processo de organização da sua cozinha, aproveite para deixar nas prateleiras e gavetas mais acessíveis aquilo que usa mais vezes. Travessas que só utiliza em dias de festa ou eletrodomésticos que só voltam a ter uso no próximo verão, não devem ocupar o lugar dos objetos de uso diário.

E lembre-se de que há utensílios que podem servir de decoração, como tábuas de madeira ou espátulas e colheres de pau. Pendurados de forma criativa ou colocados num jarro bonito, deixam a cozinha mais atraente e estão sempre prontos a entrar em ação.

Veja > Recipiente para utensílios de cozinha ONLINE

6. Otimizar o espaço de armários e gavetas

Por último, se adora loiça e utensílios culinários, sabe que esta paixão pode facilmente tornar-se incompatível com o tamanho da sua cozinha. A boa notícia é a de que com os acessórios certos, pode aumentar a área de arrumação dos seus armários, prateleiras e gavetas. Para tal, apresentamos-lhe a incrível linha FlexiSPACE.

Ter uma cozinha bem equipada, preparar as refeições e arrumar tudo no final, fica bem mais fácil com acessórios inteligentes como o suporte para frigideiras, o suporte para tampas, os tabuleiros para talheres e outros objetos ou a prateleira ajustável. Assim, cada coisa tem o seu sítio específico e a sua cozinha manter-se-á organizada, dia após dia!

 

Veja > Suporte para frigideiras FlexiSPACE 370 mm x 148 mm

Veja > Suporte para tampas de plástico FlexiSPACE 185 mm x 148 mm

Veja > Tabuleiro para talheres FlexiSPACE 370 mm x 222 mm

Veja > Tabuleiro para gavetas FlexiSPACE 370 mm x 222 mm

Veja > Prateleira ajustável FlexiSPACE 420 mm x 600 mm


Produtos relacionados

Video Mais vendidos
€ 17,90 (IVA incluído)
Video Portes grátis
€ 95,90 (IVA incluído)