-
Preparar e cozinharOUTROS CLIENTES TAMBÉM COMPRARAM
-
CozinharOUTROS CLIENTES TAMBÉM COMPRARAM
-
Forno e PastelariaOUTROS CLIENTES TAMBÉM COMPRARAM
-
BebidasOUTROS CLIENTES TAMBÉM COMPRARAM
-
Organização e limpeza da cozinhaOUTROS CLIENTES TAMBÉM COMPRARAM
-
Tescoma para criançasOUTROS CLIENTES TAMBÉM COMPRARAM
-
TESCOMA HOMEOUTROS CLIENTES TAMBÉM COMPRARAM
-
ElectrodomésticosOUTROS CLIENTES TAMBÉM COMPRARAM
Como fazer os crepes franceses perfeitos
Para preparar crepes franceses perfeitos não é necessário ser um chef profissional. Basta vontade, uma receita infalível e os utensílios de cozinha certos.

Sabia que a primeira receita de algo semelhante aos crepes franceses surgiu no século I, num livro escrito pelo gastrónomo romano Apício? De acordo com este primeiro registo, a massa era cozida numa chapa de ferro e servida com mel e pimenta.
Desde aí que esta preparação, que tanto pode ser usada para pratos salgados como também para sobremesas, foi sofrendo ligeiras alterações, dando origem a receitas da mesma família em diferentes locais do mundo, como os waffles, os blinis ou as panquecas.
Neste artigo, vamos dizer-lhe como é fácil replicar em casa os crepes franceses perfeitos! Mas antes, um pouco de história.
Crepes franceses: um achado acidental na região da Bretanha
O surgimento dos crepes franceses, tal como os conhecemos, terá acontecido na região da Bretanha, onde, reza a lenda, alguém terá deixado cair uma porção de papa de trigo-sarraceno numa pedra quente da cozinha, criando acidentalmente os famosos crepes. Estávamos no século XIII. Mais tarde, com a chegada do trigo, a receita dos crepes franceses atingia a sua fórmula maravilhosa: farinha de trigo, leite, ovos e manteiga.
O crepe, enquanto símbolo culinário e identitário de França é celebrado anualmente neste país a 2 de fevereiro, no dia de La Chandeleur. Trata-se de uma festividade com origem pagã, na qual os camponeses acendiam velas ao deus Pã, para garantir boas colheitas. Atualmente, neste feriado francês, é tradição juntar família e amigos para comer crepes e cumprir alguns rituais. Um deles é segurar uma moeda numa mão, enquanto se ergue a frigideira com a outra mão e se lança o crepe ao ar: se o crepe aterrar de volta na frigideira é sinal de boa sorte.
Utensílios certos e alguns truques: o segredo dos crepes perfeitos
Juntou os ingredientes, preparou a massa dos crepes, verteu uma porção para a frigideira, mas a magia não aconteceu? Calma: temos todas as dicas para que, da próxima vez, o resultado seja uma torre de crepes deliciosos! Tome nota:
Confira se a sua frigideira é a ideal
Para conseguir cozinhar crepes finos e perfeitos vai necessitar de uma frigideira de qualidade, de fundo plano e largo, com um excelente revestimento antiaderente, como é o caso da frigideira GrandCHEF. Escolha a frigideira tendo ainda conta o funcionamento dos discos do seu fogão (gás, vitrocerâmica, indução, etc.) e o diâmetro daqueles.
Para garantir os melhores resultados, pincele a superfície da sua frigideira com um pouco de gordura — manteiga ou azeite —, e verta a massa apenas quando a frigideira estiver bem quente.
Veja > Frigideira para crepes GrandCHEF ø 26 cm
Faça do espalhador o seu melhor amigo
Espalhar a massa dos crepes na frigideira é um dos passos mais críticos na preparação desta iguaria. Mas obter crepes finos e bem redondos está ao alcance de qualquer cozinheiro amador: basta utilizar o conjunto de espátula e espalhador Delícia. Com o espalhador, distribua a massa na perfeição, fazendo suaves movimentos circulares; com a espátula, vire e retire os crepes sem riscos: quer para os crepes, quer para a frigideira!
Veja > Espátula para crepes com utensílio DELÍCIA
Distribua a massa na dose certa
Quando faz crepes, sai um de cada tamanho? Uns grossos, outros finos e outros que parecem tudo menos discos? Para além dos utensílios de que já falamos acima, aconselhamos a que use um dispensador de massa. Desta forma, cada crepe é feito exatamente com a mesma quantidade de massa, obtendo assim crepes uniformes, que nunca desiludem. Um utensílio que poderá ser usado também na confeção de panquecas, waffles ou até muffins.
Veja > Dispensador de massa DELÍCIA
Siga uma receita comprovada
Por último, nesta compilação de dicas e conselhos para confecionar crepes franceses perfeitos, deixamos-lhe uma receita testada e aprovada que, estamos certos, deixará toda a sua família feliz. Mas atenção: seja qual for a receita que use, há um passo que não deve saltar: o repouso da massa no frigorífico.
Prepare a massa com antecedência e mantenha-a tapada no frigorífico, no mínimo duas horas. Verá que faz toda a diferença na hora de obter crepes dourados e bem saborosos.
Receita de Crepes Franceses
Rende cerca de 12 crepes
Ingredientes:
- 340 ml de leite
- 2 ovos L
- 50 g de manteiga derretida
- 100 g farinha sem fermento
- 1 pitada de sal
Preparação
No copo da varinha mágica ou no robô de cozinha, misture bem a farinha com os ovos. Em alternativa, use uma taça e um batedor manual.
Junte os restantes ingredientes e bata tudo muito bem, até obter uma massa uniforme.
Leve a massa a repousar no frigorífico cerca de duas horas.
Aqueça bem uma frigideira antiaderente e pincele com um pouco de gordura.
Verta uma porção adequada de massa e espalhe rapidamente pela frigideira, idealmente com a ajuda do utensílio espalhador Delícia.
Deixe cozinhar alguns minutos, até começar a dourar à volta e, com a ajuda de uma espátula fina e flexível, certifique-se de que o crepe já cozinhou o suficiente no centro para que descole e seja virado.
Vire o crepe e deixe cozinhar mais alguns minutos.
Sirva com fruta e molho de chocolate, apenas polvilhado com açúcar e canela ou outro recheio a seu gosto.