Receita: filhoses de Natal

by Tescoma

 

Filhoses Doces

Ingredientes para aprox. 25 filhoses:

1 ovo, 125 ml leite, 90 g farinha de moagem média, 16 g açúcar granulado, 3 g sal, 9 ml óleo vegetal.

Instruções da massa: Misturar todos os ingredientes muito bem e processar tudo numa massa de fi lhós suave. Depois de fritar, polvilhar as fi lhoses com açúcar em pó, açúcar baunilhado ou canela.

 

Filhoses salgadas

Ingredientes para aprox. 25 filhoses: 1 ovo, 125 ml leite, 75 g farinha de moagem média, 1 clara de ovo em castelo, ½ colher de chá de vinagre e sal.

Instruções da massa: Misturar todos os ingredientes muito bem e processar tudo numa massa de fina. Misturar as claras em castelo. Temperar a massa com alho esmagado, ervas aromáticas (orégãos, tomilho, etc.), pimento moído, sementes de cominhos ou sésamo, cebola frita cortada fi namente, bacon frito, etc.

Instruções para as filhoses:

1. Juntar o cabo à forma de filhós.

2. Aquecer o óleo a 180–200 °C. Aquecer a forma no óleo aprox. 1 minuto, deixar escorrer bem.

3. Mergulhar imediatamente na massa até à borda superior e em seguida no óleo aquecido.

4. Após um momento a filhós vai separar-se da forma espontaneamente.

5. Virar a filhós e fritar até dourar.

Dica útil: Se a filhós não se libertar da forma espontaneamente enquanto fritar, mover a forma para cima e para baixo no óleo ou separar a fi lhós utilizando uma ferramenta adequada – um garfo, etc.

Atenção: Colocar só a forma de metal no óleo aquecido. Não mergulhar o cabo em nylon. As formas de metal estão quentes quando estão a ser usadas e têm de ser manuseadas com muito cuidado


Produtos relacionados

Video
€ 15,90 (IVA incluído)